como divulgar minha musica

Como divulgar minha musica?

Seguramente já se preguntou: como divulgar minha musica?. Tal vez você já ouviu falar em music marketing. Este termo surgiu após a evolução da internet e é usado para designar a comunicação que o artista tem com seus fãs e até mesmo o mercado musical. Saber como utilizá-la, é fundamental para se obter os resultados pretendidos.

É por saber utilizar bem este marketing, que tantos artistas do mundo da música que até ontem eram desconhecidos, hoje despontam como grandes nomes. Com a chegada da era da informação, praticamente tudo o que se precisa saber para conseguir mais fãs, shows, sucesso e uma renda, está a um toque, basta saber utilizar as mídias sociais.

Hoje, vamos dar algumas dicas sobre como utilizar as mídias sociais. É através delas que você irá divulgar suas musicas a todos que estão no mundo digital. Isso tornará seu trabalho conhecido.

Definição da persona artística é fundamental no music marketing

Uma persona é uma palavra que representa um pacote, imagem, branding. É ela que vai levar a sua história ao mundo. Isso somente é conseguido quando se busca pelo elemento mais autêntico que o músico possui, e que o diferencia dos outros artistas.

A forma como sua história é contada para o mundo diz tudo. Se não tem certeza quanto a isso, então pare, e reflita. Procure dentro de si, pois somente assim você encontrará sua “persona”.

Poste conteúdo relevante

O primeiro passo no music marketing já foi dado, que é encontrar sua persona artística. Agora, nas mídias sociais você deve focar em postar somente o conteúdo que é relevante. Por isso, optar por postar os últimos lançamentos, vídeos, fotos com uma qualidade alta, a agenda de shows entre outros de conteúdo tão relevante, são uma ótima ideia de post.

Mas para que isso aconteça, antes é necessário deletar tudo o que não é importante, e que havia sido postado anteriormente. Nisso estão inclusos fotos do local de ensaio, fotos antigas da banda, fotos feias dos produtos que a banda possui, fotos idênticas as antigas, tweets idiotas, flyers antigos, fotos duplicadas, ou seja, fotos que não tenham valor para o marketing.

500 likes

Uma das mídias sociais de maior sucesso, e grande quantidade de usuários, é o Facebook. Praticamente, todos os músicos já possuem uma página nesta rede social. Os mais famosos, tem tantos seguidores que quase não dá para falar.

Existem várias redes sociais relevantes onde você consegue ter uma página própria ou de sua banda além do Facebook. MusicaColaborativa.com é um exemplo disso. Procure sempre deixar o seu perfil o mais completo possível. Invista em um fotógrafo para tirar uma foto profissional e impressionar do jeito certo a seus fãs.

Se você ainda tem poucos seguidores, e sequer chegou aos 500, não tem porque ficar parado esperando que este número aumente. Convide todos para curtir sua página, convide seus amigos e familiares, os amigos dos amigos que eles possuem. Faça uma verdadeira corrente para alcançar este número, e até aumentar. Não ter pelo menos 500 likes não é nada bacana.

Poste nas mídias sociais, é algo extremamente importante

O music marketing prima por conteúdos que realmente são importantes para o público, e fãs. Por isso, utilize as mídias sociais quando tiver shows a fazer, por exemplo, se você vai se apresentar em alguma loja, convide o pessoal que curtiu sua página a se fazerem presentes.

Criar um evento pelo Facebook, no MusicaColaborativa, ou até usar um que já tenha sido criado para aquele mesmo evento, são ótimas ideias. É importante lembrar de convidar a todos com antecedência de algumas semanas, e quando faltar poucos dias para o show, compartilhar a página voltada para o evento.

Postar uma prévia do que irá tocar, um conteúdo novo, ou música de outro artista que será tocada no dia, vale a pena postar, lembrando sempre de registrar previamente a sua música, com direitos autorais para proteger sua criação. No entanto, compartilhar a página do evento diversas vezes, não é válido.

Continue postando

Chegou no local do evento, pode tweetar antes ou após a apresentação. Usar tags do evento e de outras bandas, é super válido. Tirar várias fotos para postar uma foto no Instagram, e marcar tanto o local do evento, quanto das outras bandas.

O trabalho desenvolvido no estúdio, também pode ser postado no MusicaColaborativa.com e em outras redes. Escolher uma foto bacana marcando o estúdio, e também o engenheiro é uma ótima ideia, assim como fazer vídeos do processo de gravação. Fazer marcação com tags do estúdio, fábrica de instrumentos musical e engenheiros é ótimo. As hashtags espertas e minimalistas, são opções muito atraentes, e devem ser usadas.

Fotos e vídeos de cada show da turnê, também devem ser compartilhados no Instagram, Facebook, e Twitter. Fazer uma postagem para cada dia de show, postar fotos de matéria local que tratam do evento e de você, também são ótimas opções de compartilhamento.

Está lançando uma música? O music marketing dá total apoio ao compartilhamento de links para a pré-venda de sua música nas plataformas. A imprensa publicou algo sobre o seu som? Então compartilhe em suas mídias sociais.

Resumindo

Como divulgar minha musica é provavelmente a pergunta mais frequente que muitos músicos fazem.

O music marketing ajuda a aproximar o artista do seu público. Mas isso deve ser feito somente com materiais que sejam importantes, e que tenham relevância para o público. É este material que vai engajar os fãs, e fazer com que haja o compartilhamento entre todos da rede.

Aproveite e compartilhe nossa página em suas redes sociais favoritas.

como divulgar minha musica

 © Copyright 2017 – MusicaColaborativa  – como divulgar minha musica

Como divulgar minha musica? Use o Music Mkt
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin