Para quem quer viver da música

Entender o mercado da música é essencial para quem quer viver dela. 

Continuamos com o que iniciamos algumas semanas atrás, quando analizamos as mudanças da indústria fonográfica. O objetivo é entender como essas mudanças podem impactar positiva ou negativamente na carreira dos músicos independentes.

Entendemos que é importante conhecer quais são as funções que exercem os atores que intervem no mercado. Identificar-los para caracterizar, separadamente, suas funções, responsabilidades e visualizar suas transformações.

Nesta matéria, vamos nos aprofundar na fase final do processo da indústria: a distribuição. Há caminhos para chegar a divulgar musica propria de forma independente.

 divulgar musica propria

Modelo de negócio separado em áreas

  • ÁREA DE PRODUÇÃO: Processo criativo no desenvolvimento de músicas que envolve compositores, músicos, produtores musicais e engenheiros de gravação. O objetivo é encontrar músicas que podem ser interpretadas pelos próprios artistas ou feitas para interpretação de um artista escolhido pela gravadora, podendo ser assessorado pelo produtor musical.
  • ÁREA COMERCIAL: Onde a gravadora chega a um acordo comercial com o artista. Esses acordos são formalizados na assinatura de um contrato, geralmente sob as seguintes condições:
    1.– A gravadora financia a realização do disco e é detentora do master e titular dos direitos de utilização dele.
    2.- O artista não tem direitos sobre o master. Em troca, ele recebe uma prestação contratual. O músico recebe um adiantamento sobre futuros royalties gerados pelo disco. Cobre tanto a venda do material como performances ao vivo ou reprodução do trabalho discográfico nos meios de comunicação. O valor percentual pode estar entre 4% e 20% dependendo da trajetória do artista e sua negociação para com a gravadora.
    3.- O artista só começa a receber quando os custos da produção do disco foram cobertos, incluindo uma porcentagem do custo da produção de vídeos musicais.
    4.- A gravadora é responsável pelo marketing e toda a publicidade do produto, onde se busca a construção da marca, difusão na mídia (TV, rádio, revistas etc.) e criação de uma base de seguidores ou fãs.

A última das áreas e uma das mais importantes

  • ÁREA DE DISTRIBUIÇÃO: Quando o produto já acabado é levado às lojas para comercialização, através das distribuidoras. Para citar alguns exemplos temos Emi Music Group é a proprietária de Emi Music Distribution, Universal Music Group é a proprietária de Universal Music Distribution, Sony/BMG Music Entertainment é a proprietária de Sony/BMG Distribution e Warner Music Group é a proprietária da WEA, e a lista de outras não citadas continua. 

As grandes mudanças na maneira de vender e divulgar musica propria nos últimos 5 anos resultaram em uma entrada forte no mercado de selos independentes. Com a Internet, o contato direto com o consumidor evita a intermediação com a gravadora para divulgar musica propria. Antes dessa realidade atual, as gravadoras detinham o controle de 100% do mercado mundial. Hoje a situação é de 70% do mercado. É importante lembrar que o avanço da venda de música on line deve-se ao site onde o consumidor paga uma quantia para fazer o download de uma canção.Essa estratégia é vantajosa porque assim há controle da produção e distribuição sob uma mesma empresa.

O que é uma Gravadora?

Um dos aspectos mais importantes na indústria da música são as gravadoras, editora discográfica ou selo.
As gravadoras são grandes empresas de capital de risco da indústria fonográfica, que a princípios dos anos 70 perceberam que o grande negócio se encontrava na comercialização e distribuição de produtos sonoros, delegando a criação para artistas e produtores musicais.

Um dos objetivos de uma gravadora em sua promoção, marketing e publicidade é de levar ao conhecimento público a música que interpreta o artista. Para isso, é necessário um grande investimento financeiro e as gravadoras antecipam uma perda de 90% de sua inversão. Para cada dez artistas que assinam um contrato, um gera lucro e o retorno sobre o seu capital inicial investido. Podem participar dessa maneira, uma vez que há respaldo financeiro que suporta tal empreendimento. Assim amparam decisões de patrocíneo a artistas que acreditam que podem ser rentáveis no futuro, apostando que um ou dois desses artistas irão gerar os lucros esperados, cobrindo também o investimento dos oito ou nove restantes que foram selecionados.

Quais são os benefícios que gravadora retém?

  • São detentoras de 50% dos direitos do master e uma porcentagem dos lucros gerados a partir das produções sonoras vendidas pelas agências; e
  • Na maioria dos casos, nos acordos há possibilidade da gravadora comprar da agência todos os direitos sobre as produções sonoras. A finalidade é antecipar a eventual valorização de um artista,. É mais rentável possuir a totalidade dos direitos do que é popular e lucrativo do que possuir apenas 50%.

Vantagens para os artistas

Trabalhar ou assinar um contrato com uma gravadora é o desejo de inúmeros artistas. São capazes de fazer grandes avanços financeiros, contratar os melhores estúdios de gravação, os melhores produtores musicais e produtoras de vídeo. Podem gastar com a promoção do produto e coloca-lo nas lojas.

Com a inversão de grandes somas de dinheiro proporcionada pela gravadora, a estrutura organizacional é completa. Há departamentos para cada atividade que se faça necessária implementar. Alguns exemplos são: publicidade, marketing, relações públicas, a divisão em áreas tecnológicas, composição, entre outros.

Ao ter uma equipe treinada na área de mídia e relações públicas, podem apoiar a atividade de um artista e assim o impulso de reconhecimento gerado seria maior. Obter entrevistas em diversos meios de comunicação, como revistas, televisão e rádio requer orçamentos para a locomoção do artista aos lugares onde ele vai se apresentar para lançar suas declarações/divulgação. Para isso é necessário ter grandes somas de dinheiro e apenas as gravadoras podem disponibilizar valores medianos entre U$S 350.000 a U$S 450.000 dólares de investimento para este conceito.

O que é uma agência discográfica?

Uma agência é uma pequena empresa à procura de novos talentos. Atuam na área de produção de música identificando artistas ou bandas que fazem um bom show ao vivo e / ou sejam capazes de compor música.

Estas agências interagem de maneira similar às grandes gravadoras, com a diferença que não podem divulgar musica propria.

Uma das maneiras em que a indústria fortalece a penetração do mercado na distribuição é através das agências de discos. Exemplos delas são: EMI Music Group tem relações comerciais e é proprietária de Capitol e Virgin; Warner Music é proprietária de Atlantic; Sony / BMG é proprietária de RCA e Jive Records.

A indústria fonográfica tira benefícios destas agências, uma vez que fornecem os novos artistas e novas produções musicais. Fortalecem a distribuição do álbum aproveitando a massiva presença regional das agências que chegam aos consumidores. De forma mais precisa e eficiente dão a conhecer o material musical do artista ou banda. Finalmente, as agências fornecem para as gravadoras os produtores cujos trabalhos com outros artistas garantem o posicionamento de uma canção no mercado.

Quais são os benefícios que uma agencia discográfica retem?

Acordos comerciais entre as grandes gravadoras e agências operam da seguinte forma:

  • A gravadora cobre os custos de produção de material fonográfico (estúdio, músicos, equipamentos, engenheiros de som, produtores musicais etc.);
  • A gravadora cobre os custos de produção de vídeos musicais;
  • A gravadora cobre os custos de distribuição das agências discográficas. Dessa maneira, produz discos para a venda e distribuição. Isso beneficia financeiramente tanto as gravadoras como as agências com esse modelo de inversão.

Assim, a finalidade das agencias é encontrar esses talentos e vender para as grandes gravadoras. Isso sob o modelo anterior ou vender a agência para a gravadora com o seu bem mais valioso que são os artistas com histórico e reconhecimento por parte de fãs que gostam de suas obras. Maverick Records cuja acionista principal foi Madonna, foi vendida para a Warner em 2004. Outro exemplo é a agencia Dreamworks adquirida pela Universal Music Group em 2003.

Como divulgar musica propria através da autogestão

Os artistas possuem hoje outras alternativas para produzir e divulgar musica propria da mão dos avanços tecnológicos. Tomar o protagonismo através de um modelo de gestão de carreira autogestionado parece ser o mais sensato. Seguramente ao inicio pode ser o caminho mais difícil, uma vez que é necessário desenvolver novas habilidades (alguns conhecimentos de marketing, administração e tecnologia), 

Dessa maneira, o desenvolvimento profissional e artístico será mais completo, colocando ao artista no comando, recebendo assim todos os beneficios.

 © Copyright 2017 – MusicaColaborativa 

Quais opções tenho para divulgar musica propria?
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin