escutar musica

A arte de escutar musica em tempos modernos

Hoje nossa atenção é afetada por milhares de imagens por dia, manchetes surpreendentes, experiências transbordantes, discursos atraentes e sem conteúdo. Estamos superconectados mas nunca estivemos tão sozinhos, apesar de temos tudo a um clique. E difícil encontrarmos o que realmente buscamos. 

Um espaço de reflexão é revolucionário, é contracultura. Fechar os olhos com um disco no nosso aparelho de som e escutar musica, passou a ser algo muito antigo, sem sentido. No entanto, é uma das únicas atividades que nos leva à reflexão e introspecção. Não significa que escutar musica do celular não é o mesmo, mas o difícil é estarmos apenas com a música desde esse dispositivo. Devemos ter nossos momentos contemplativos, onde nos encontramos com as principais questões de nossa existência. Precisamos nos encontrar para podermos estar e conhecer outras pessoas.

Quem pode nos dizer que temos que fazer, onde viver e o que fazer com as nossas vidas em geral? Ninguém, além de nós mesmos e, para obter essas respostas meditar a respeito.

A reflexão é inspirada muitas vezes ao escutar musica, nossa companheira fiel. Nos convida a viajar através de nossos pensamentos, é um estado profundo de meditação. A reflexão é o carinho que nos permitimos como espécie e indivíduos e nossos pensamentos reflexivos são seduzidos pela música.

Sentir pelos ouvidos

Escutar musica é um ato de amor próprio e de profunda generosidade para com o próximo. Quando recomendamos um disco ou nossa composição, estamos oferecendo uma parte de nós mesmos, compartilhando nossos gostos. Através de uma obra musical estamos dizendo ao outro o que nos emocionou, que fragmento da melodia nos fez chorar ou rir. Inclusive com nossa percepção auditiva chegamos a relembrar aromas que estavam adormecidos em nossa memória.

A música é atemporal, não é afetada pelo passar do tempo, ela sempre fará parte de qualquer época ou tempo. Saiba que uma comunidade de artistas estão constantemente produzindo novas canções, como resultado da colaboração entre eles. 

Não devemos jamais deixar de escutar musica e recomendar uma obra musical para outros, porque o incentivo às artes deve ser primordial. Em um mundo sem arte, talvez nós não existiríamos.

 © Copyright 2016 – MusicaColaborativa 

Leia isto antes de escutar musica
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: