Como ganhar dinheiro com música sem precisar de empresário ou gravadora

 

Quando leu o título acima, você pensou em aulas de música? Ou achou impossível imaginar um cenário em que ganhar dinheiro com música sem um “padrinho” forte seja realmente aconteça?

A verdade é que esses “mecenas” culturais de outros dias — agentes, grandes gravadoras, empresários e grandes empresas que investem em cultura em troca de incentivos fiscais — estão com os dias contados.

E isso não é necessariamente ruim, já que outras forças econômicas e artísticas vieram para ocupar o lugar deles.

Se, antes, você dependia da boa vontade de estranhos para engrenar a sua carreira, agora só depende de você mesmo.

Veja, nas próximas linhas, algumas dicas para despertar a sua veia empreendedora. E, também, transformar a música em um negócio lucrativo sem perder a essência da sua criação:

 

 

ganhar dinheiro com música

 

 

#1. Planeje suas ações

Recebeu um telefonema de um bar ou casa de show e aceitou logo o convite pra tocar na terça à noite? Isso pode não ser bom sinal.

Principalmente se o motivo de eles te ligaram é porque não tem mais ninguém. Terça é um péssimo dia para se apresentar em qualquer lugar de qualquer cidade, salvo raras exceções

Mas você pensou “ah, dá pra tirar um dinheirinho com couvert e paga os custos pra divulgar o meu trabalho lá.” Não, não paga os custos. Sabe por quê? Por que o tempo também é um custo.

Comece a colocar na ponta do lápis tudo que vai fazer.

E não apenas na terça a noite: faça um plano da sua carreira. Aonde pretende chegar? Que público quer atingir? Em quanto tempo quer ter uma vida musical sustentável financeiramente (caso você ainda não viva apenas de música)?

A primeira conclusão para começar a ganhar dinheiro com música é que tem show que é melhor não fazer. Isso, aliás, te ajuda a se preparar melhor para as poucas apresentações que valem a pena.

 

#2. Use a escalabilidade para ganhar dinheiro com música

Falamos a esse respeito em um outro artigo recente aqui do blog. Escalabilidade é quando você aumenta o volume de uma atividade sem aumentar os custos dela junto.

Por exemplo, shows não são escaláveis, mas os vídeos do YouTube que você grava com a sua banda, sim.

Como essa mídia social monetiza os views do seu conteúdo, dá pra ganhar dinheiro lá sem ter que tocar toda vez, como seria o caso de um show.

O mesmo vale para o registro das suas músicas e o recebimento de direitos autorais. Se você compõe, filie-se logo a algum órgão e receba do ECAD o que é seu de direito pela execução das suas composições.

Claro, não precisa parar de fazer shows. Eles são a alegria de todo músico, mas não podem ser a sua única fonte de rendimentos, concorda?

 

#3. Pare de estudar o dia inteiro e comece a aplicar melhor o seu tempo

Pronto. Essa foi polêmica.

Todo músico acha que deve estudar horas e horas por dia se quiser se dar bem. Mas aqui vai uma verdade difícil de aceitar para alguns: essa relação não existe.

E calma, não estamos dizendo que não precisa estudar. Só queremos dizer que há outras coisas tão relevantes quanto para se aprender.

Há músicos tecnicamente medianos com a carreira deslanchando e verdadeiros virtuoses encostados pelos cantos.

O sucesso no meio musical não está relacionado exclusivamente à técnica.

Para brilhar nesse meio, o que você precisa é adquirir novas habilidades: planejamento financeiro da sua carreira, gestão do seu tempo, marketing musical…

E ainda: empreendedorismo, capacidade de se expressar bem para parceiros de trabalho, chegar no horário, preparar-se bem para o ensaio e muito mais.

Logo, divida melhor o seu tempo e aprenda um pouco de cada coisa.

 

#4. Entenda que o mercado mudou

No início deste texto falamos sobre como os “mecenas” de antigamente não existem mais. O difícil é a maior parte dos músicos aceitar isso.

Quer um exemplo de como os tempos são outros? Antigamente um músico lançava um álbum a cada 2 anos e vivia das vendas dele. Hoje em dia isso não existe mais.

Ou seja, você vai precisar brigar com o seu ego e fazer mais vídeos com menor qualidade. E mais gravações com o seu telefone e menos faixas super produzidas no estúdio.

Na era da música digital e das novas ferramentas, a frequência é mais importante do que a qualidade.

E por falar nisso, que tal conhecer uma plataforma onde você pode gravar e divulgar suas faixas gratuitamente? No MusicaColaborativa, essas etapas ficam rápidas, simples e escaláveis.

E, à medida que a nossa plataforma vai agregando uma comunidade de músicos, ela pode ser feita de forma colaborativa também. Quem sabe você não vai conhecer seus próximos parceiros musicais lá?

Conheça o MusicaColaborativa, ponha a cara no mundo e dê o primeiro passo para ganhar dinheiro com música!

 

 

 

© Copyright 2017 – MusicaColaborativa

Ganhar dinheiro com música é possível?
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin