Montar um Home Studio e gravar audio desde casa, é o desejo de muita gente que trabalha com música. Além de dar mais liberdade, o custo para montá-lo é mais baixo que o cobrado pelos estúdios de gravação. Algum tempo atras tratamos quais eram as duvidas frequentes. Hoje, recomendamos especificamente quais sao os equipamentos necessários, confira a seguir.

gravar audio

O sonho de gravar audio em casa

Para ter um home studio de qualidade é necessário investir em equipamentos de qualidade. Afinal, não é qualquer um que vai ter o mesmo resultado nos estúdios profissionais. É muito vantajoso ter seu próprio estúdio em casa? Sim, desde que o resultado obtido seja tão bom quanto o de um estúdio profissional.

A seguir, fizemos uma seleção dos equipamentos que são necessários para ter seu próprio estúdio, e garantir a qualidade do som gravado.

Computador

O primeiro item de fundamental importância para montar um Home Studio em casa, é ter um computador. Mas não se trata de qualquer PC com pouca memória, e placa de áudio de baixa qualidade. Estamos falando de um que seja de qualidade, que tenha uma ótima memória RAM e HD, além de um processador de primeira qualidade.

Estes requisitos são fundamentais para garantir o bom processamento do áudio, e também para fazer outras tarefas, enquanto se faz a gravação. O sistema operacional não é tão importante.

DAW (Digital Audio Workstation)

É o software encarregado de gravar audio. O recomendado é utilizar softwares originais e leves para não sobrecarregar e exigir a capacidade de processamento do seu computador. MusicaColaborativa.com é uma solução online e gratuita ótima para esse fim. A plataforma oferece a possibilidade de trabalhar e criar música sozinho ou iniciar um projeto colaborativo. O processo de gravação é feito na nuvem. E por isso que os requerimentos de hardware do seu computador podem ser menores nesse caso, uma vez que todo o processamento é feito pelo servidor central. A recomendação é ter o navegador de internet (qualquer um dos mais populares como Chrome ou Firefox) atualizado na ultima versão. 

Esta plataforma vai permitir, sem necessidade de descarregar software adicional no computador. que o áudio seja editado com diversos recursos. Pode manipular e gravar audio, usar loops de instrumentos virtuais, entre outros recursos que são necessários para a produção musical. 

gravar audio

Interface de áudio

Não adianta ter uma interface de áudio nova, se ela não vai dar conta do recado. É nesta interface que serão ligados os microfones para que a voz seja gravada, e os instrumentos como violão e guitarra, por exemplo. Essas interfaces possuem diversos tipos de conexão, mas a que é mais recomendada é a Firewire, ou USB, pois não ficam presas no interior do PC.

Assim é possível leva-la para outro local, e até tocar ao vivo, ou mesmo gravar, desde que o notebook seja levado. Existem algumas interfaces que são baratas, mas que apresentam uma qualidade boa, como é o caso da Behringer U-Phoria Um202 HD, por exemplo. Mas se é para montar um estúdio em casa de qualidade, as interfaces profissionais são M-Audio M-Track li, Behringer, Firepower, Fca 1616, e Focusrite Saffire Pro 26.

Monitor

É imprescindível ter um monitor que tenha uma boa fidelidade na hora de reproduzir o áudio. Atenção, pois nem sempre o maior é o melhor. Neste caso, opte por um que tenha entre 5, e 8 polegadas. Este equipamento vai ser ligado na interface de áudio, por isso é preciso ter qualidade. Eles praticamente serão seus ouvidos.

Microfone

Sem ele não é possível montar um estúdio em casa com qualidade, pois ele é necessário para fazer a gravação das vozes e instrumentos. Existem os dinâmicos que captam o som de forma mais direta, e que são menos sensíveis, por isso são utilizados para captar os amplificadores, partes da bateria, e instrumentos de percussão, sopro e violões.

Já os condensadores, possuem uma sensibilidade maior, e conseguem captar melhor a ambiência. Eles são muito utilizados para captar voz, o violão, e o som ambiente da bateria.

A grana está curta, e não dá para comprar os dois microfones? Então opte pelo condensador, pois ele é bem mais versátil, e pode se adaptar as necessidades do seu home studio.

Fone de ouvido

Com ele é possível perceber os ajustes de panorama estéreo que devem ser feitos, e também ouvir a voz quando está sendo gravada, e até fazer testes nas diferentes saídas de áudio. O ideal é optar por um que tenha uma resposta boa de frequências, e uma fidelidade alta.

São 3 tipos: fechado, semiaberto e aberto. A indicação do fechado é para captação das vozes, e o aberto é para mixagem. Já o semiaberto é uma ótima opção para quem não pode comprar os dois. Ele é hibrido, ou seja, fica entre o fechado e aberto. 

Teclado ou controlador MIDI   

Com ele é possível tocar instrumentos virtuais, e alterar os parâmetros de volume, panorâmica, e as configurações do VST em tempo real. Apesar de ser importante, ele não é essencial para montar um estúdio em casa. Um teclado controlador que tenha entre 25 e 49 teclas com sensibilidade à velocidade, é uma boa opção.

Sonorização acústica

Os móveis do ambiente, já ajudam nesta questão, mas para quem quer utilizar um Mic Screen Portátil, não tem problema. Ele vai ser responsável por absorver as reflexões, e ruídos do ambiente no momento de gravar audio.

Resumindo

Montar um Home Studio em casa, requer atenção aos equipamentos que irá utilizar. Computador, microfone e fone de ouvido são alguns itens que ajudam na captação da voz. Mas tudo isso não vai valer muita coisa, se você não tiver criatividade.

Comente, deixe sua opinião sobre nosso post. Você também pode compartilhar nossa página com seus amigos nas redes sociais. 

© Copyright 2017 – MusicaColaborativa

Gravar audio em casa | Equipamentos necessários
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: