Músico independente freelance

Parece ser que hoje em dia músico independente que vive de criar musica e o termo freelancer são sinônimos. O que eu como músico poderia aprender deles para otimizar meus resultados? O que tem em comum esses profissionais quando chegam a ser exitosos?
Se você é daqueles que tomam a iniciativa e anseia superação
constantemente e criar musica é a sua prioridade e meio de sustento, leia essa matéria até o final. Iremos repassar alguns dos hábitos e habilidades do profissional focado no trabalho duro e na eficiência para conquistar o sucesso.

O que e até quando fazer

Sempre que for a criar musica, seja ela longa ou curta; fácil ou difícil; sozinho ou em parceria, estabeleça um prazo razoável para atingir resultados. Assim, você força sua mente a aquilo deve ser realizado e tem um compromisso para achar prontamente uma solução. Objetivos sem prazos definidos deixam de ser prioridades e finalmente esquecidos.

Com que fazer

Há algum tempo atrás, passamos algumas dicas para que iniciantes possam armar um home studio (veja a nota aqui) para criar musica em casa. Você precisa investir sem receio no computador que melhor se adapte às necessidades do projeto, nos instrumentos, e outros gadgets que garantam a qualidade do produto final. Essas ferramentas são, junto com sua capacidade de execução uma das chaves para potencializar sua produtividade e eficiência. 

Músico independente freelance

A tirania de Chronos

Ser freelance não significa que você tem todo o tempo disponível. É justamente o oposto, o tempo não joga a seu favor se você não conseguir entregar resultados nos prazos fixados. Se você não se impor limites, pode gerar improdutividade.
Trabalhar em casa é legal e pode gerar uma economia de tempo. Mas também em casa estamos rodeados de distrações. Por isso a importância das metas e no enfoque do objetivo proposto. Essa é outra das habilidades do profissional independente bem sucedido: saber administrar o tempo para não fazer menos do que poderia estar fazendo.
Organize seu dia, utilize programas como Trackingtime, Timely ou outros similares para te auxiliarem.

Ordem, método e disciplina

Saber onde está cada coisa em todo momento, faz você poupar tempo procurando aquilo que necessita. Por isso é preciso manter a ordem do seu espaço de trabalho. Desenvolver uma metodologia de trabalho faz com que você não gaste energias desnecessárias e possa estar focado em fazer o principal. Talvez a mais transcendental dessas características é a disciplina. Ela fará com que esses hábitos sejam aplicados de forma sustentável, levando você um passo mais perto do tão ansiado sucesso.

A proposta do valor do músico independente

Com a concorrência atual para cada oportunidade que surge, é importante começar a trabalhar na construção de sua reputação. Aumente o preço de seu trabalho gradualmente, a medida que vai conhecendo e aumentando seu público que contam com a qualidade do que está sendo oferecido.
A arte de saber colocar um preço em seu trabalho é um desafio para os artistas. Existe um envolvimento emocional com sua obra, mas você precisa ser objetivo. Faça seus cálculos considerando o preço-base (mínimo de dinheiro necessário para cobrir suas despesas) e lucro (incentivo para que você continue trabalhando motivado sem ter que fazer vários projetos de uma vez para sobreviver). Nunca ofereça um preço para um trabalho que seja menos do que você precisa para sair sem prejuízo.
Todos conhecemos os mitos que sobrevoam na imaginação quando se fala de trabalhar por conta própria (sou meu próprio chefe, não tenho horários, trabalho em casa, etc). A realidade é que sem um produto entregável de qualidade, não existe possibilidade de recompensa.

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

Criar musica = trabalho freelance
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: