tocar musica

Quanto, quanto, quanto

Quando queremos chegar a tocar musica fluentemente, nos fazemos muitas perguntas ao momento do estudo de nosso instrumento. Não existe uma única verdade. Existem pessoas que afirmam que o estudo formal esfria o seu desempenho como músico. Outros dizem que é necessário sem sombra de dúvidas, o estudo para se desenvolver adequadamente. Em suma, a prática é algo que sempre preocupa um músico.

Se você for a alguma escola de música, vai notar que a maioria das pessoas repete seções. Repetição é tão normal de se ver na maioria dos músicos. Isso faz com que ele descuide totalmente o fragmento ou a parte completa. A automatização musical no treinamento é muito comum. Seja o que for que iremos praticar, devemos sentir desde a primeira nota que estamos fazendo música, a própria peça, e seguir desenvolvendo.

Por exemplo: fazer um exercício com um fragmento melódico, repetir e aumentar gradualmente o metrônomo 2 bpm, é muito produtivo, nos permite concentrar, relaxar e concentrar novamente. A obra é para ser tomada e torná-la própria, não podemos esquecer que, com apenas algumas notas tocadas, já estamos fazendo música.

Assim, com os aumentos de tempos periódicos temos que atingir o limite da nossa velocidade; eventualmente, vamos ver um grande progresso para chegar a tocar musica com fluencia. Este é um exemplo das muitas formas de práticas que mais tarde iremos ampliando com a publicação de mais artigos.  

Tocar musica com a mente

Há uma frase muito interessante de um grande violinista chamado Leopold Auer que merece ser repetida, para que sempre tenhamos presente; onde ele resume em quantas horas devemos praticar por dia nosso instrumento:¨ Pratica com os dedos e necessitarás todo o dia, ou pratica com sua mente e necessitarás uma hora e meia ¨ Talvez ao primeiro momento não somos capazes de compreender essa frase, mas com o tempo, iremos concordar com esse extraordinário músico. Tocar musica pode ser também um ejercicio mental.

Extrapolando com outras disciplinas

Estudos realizados desde a psicologia, orientam de forma mais ou menos precisa ao momento de estabelecer um parâmetro da quantidade de tempo necessário para chegar a um nivel de domínio expressivo para qualquer disciplina. Segundo esse principio, são necessários pelo menos 10 anos. Para atingir o nivel de reconhecimento internacional, seriam necessários um minimo de 20 anos.   

Um livro interessante de Eugen Herrigel (“Zen na Arte do Tiro com Arco”), que trata sobre o treinamento dos arqueiros e onde há uma passagem textual muito bonita que diz: (..) o tiro ao arco não se realiza apenas para acertar o alvo; a espada não se brande para derrotar ao adversário; o bailarino não dança unicamente para executar movimentos rítmicos. Primeiro de tudo, se trata de harmonizar o consciente com o inconsciente.

Herrigel resume a importância de convertermos o equilíbrio entre o consciente e o inconsciente. Muitas vezes, é muito importante se perder em si mesmo e se tornar o exercício que está executando. É ótimo também que em nossa prática surjam momentos de improvisação, talvez um fragmento possa inspirar novas idéias.

Relembrando o que já foi dito em um artigo anterior, não é apenas  tocar um instrumento que nos conecta com a música, o que nos traz muitos benefícios. Também a prática de um instrumento regularmente nos beneficia com a melhora das habilidades da linguagem, a memória, o comportamento ou inteligência espacial (capacidade de perceber em forma detalhada o mundo e formar imagens mentais dos objetos). 

Conclusões

Em resumo, a quantidade de horas de prática exata é materia debatível. É possível aplicar uma análise multidisciplinar para chegar a uma conclusão. Nesse ponto, parece ser mais conveniente procurar chegar a um equilibrio entre quantidade de horas dedicadas e qualidade no momento de tocar musica, entendendo a qualidade como a manutenção do nivel de atenção em aquilo que se está fazendo, deixando também um espaço para a improvisação e a criatividade. Algo muito importante também é saber que praticar muito é tão prejudicial como não praticar nada, não exceda 4 horas por dia.

————————

“Não se deve praticar mais de quatro horas por dia, com a explicação de que se alguém deve praticar mais de quatro horas por dia, provavelmente não está fazendo bem ¨

Arthur Rubinstein – Pianista – 1887 / 1982

————————

 © Copyright 2016 – MusicaColaborativa 

Quanto tempo praticar para tocar musica com fluencia?
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: