composição

Em uma sequencia de artigos que iremos publicando nas próximas semanas, vamos apresentar um método pouco comum para compor musica, mas sumamente eficaz para gerar qualquer tipo de peça musical. Não perca!, 

Criar a base musical

Imagine um cartunista que necessita criar várias linhas e traços até concluir sua obra. Agora insira esse exemplo na musica, onde cada traço seria um som em particular. Embora pareça difícil ao começo, após um tempo de experiência, criar um projeto musical vai te resultar menos complicado e você vai poder compor peças únicas.

Os instrumentos bateria e baixo são a base que se deve ter.  Componha uma base para bateria e depois adicione o som base para o baixo. Utilizando MusicaColaborativa, se você não dispõe desses instrumentos tem pelo menos duas opções: a) iniciar um projeto colaborativo, convocando a outros artistas que possuam esses instrumentos ou b) utilizar os loops de bateria e baixo disponíveis na biblioteca de loops do mixer, se preferir compor musica sozinho. A integração entre os dois sons produzidos origina uma base que contém sua própria personalidade. Agora, se mudarmos algo desses dois elementos essa base soaria diferente.  Se quiser aprofundar no assunto, recomendamos que leia o artigo que publicaremos proximamente: “Como gravo a melhor trilha base de baixo para meu projeto?” 

Desenhe uma canção

O processo para compor musica passo a passo, consiste em começar com uma idéia e acrescentar pouco a pouco elementos diferentes que irão modificando o desenho do som da canção. Exemplos deste tipo de composição são: Pra Cantar Junto (Carbono Lenine-Castanho), Feel Good inc (Gorillaz) e Come Together (The Beatles). Nessas composições, os artistas trabalharam aplicando este método. Escute e tenha atenção para perceber que não é a música típica, com uma progressão de acordes e melodias, mas existem diferentes camadas de sons com sua própria personalidade, nuances e ritmos que, juntos, compõem toda a peça.

  

 composição

 

  

O processo para compor musica

Inicie com uma ideia (não importa qual seja, se convence ou não, sem conceitos de valor sobre ela) que contém algumas notas, tão simples quanto possível; pode ser uma melodia, um arpejo, uma progressão de acordes ou um ritmo. Lembre-se de começar com algo que sirva como ponto de partida e inspiração.

Uma vez que tenha algo com que trabalhar, adicione uma segunda trilha de outro instrumento, ou seja, junte uma outra ideia musical (rítmica ou melódica) que se integre com o que você está tocando e assim sucessivamente vá agregando outros instrumentos diferentes, um após o outro. Faça realidade seu projeto de criar musica. Seu ouvido é sábio, confie em sua percepção auditiva. Se algo soar estranho, significa que deverá mudar ou recomeçar do princípio. Cada instrumento é único e tem seu próprio idioma. Tudo deve estar integrado.

Em suma, fazer musica é como um quebra-cabeças onde cada peça adicionada reflete a personalidade da futura canção. Importante ressaltar que não se pode exagerar na quantidade de instrumentos a serem utilizados, porque podem se anular sonoramente. Lembre-se que menos é mais.

A estrutura

Finalmente, para gerar seções diferentes, pode-se estruturar a cada 4, 8, 16 compassos e ir removendo ou adicionando trilhas/fases. Exemplo: começar com um arpejo de guitarra, aos 4 compassos começa a bateria e aos 8 compassos começa o baixo; então quando estão soando as três bases volte para a seção rítmica e fica apenas a guitarra com uma voz que entra por primeira vez. Com isso o ouvinte percebe e escuta atentamente cada segundo de novos elementos que o leva à jornada de sua musica. 

Dada a amplitude deste assunto, vamos seguir publicando nas próximas edições. Enquanto isso, pratique, faça testes, faça musica sozinho e com outros. A pratica leva a perfeição. Fique ligado, inicie sua composição agora mesmo!!!!. 

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

Como compor musica passo a passo
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como:        

2 ideias sobre “Como compor musica passo a passo

Os comentários estão desativados.