Como juntar música e marketing na divulgação da sua carreira

 

Música e marketing, quando nos vêm à cabeça juntos, quase sempre é porque os associamos aos grandes astros do mainstream.

Todos sabemos apontar cantoras como Beyoncé e Lady Gaga como exemplos de uma boa união entre essas duas coisas. Agora, quando o assunto é a música independente e sua batalha diária para conseguir fãs, isso se perde um pouco.

Curiosamente, ao pensar sobre marketing, o músico empreendedor raramente usa para si próprio o mesmo critério que aplica aos grandes.

E o artigo de hoje vai tratar exatamente disso: onde estão os erros de marketing que fazem os trabalhos autorais e independentes darem voltas sem sair do lugar.

Entenda melhor:

 

 

musica-e-marketing

Marketing não é só no Facebook

Este talvez seja o maior erro dos músicos ao divulgar o seu trabalho.

Não queremos dizer que o Facebook não seja importante para a sua divulgação musical, longe disso. Ele importa e muito. Mas essa rede social — na verdade, nenhuma rede social, exceto talvez o YouTube — pode ser o centro do seu marketing.

O papel delas é periférico. Por exemplo, se você tem uma fanpage, já deve estar cansado de saber que a cada ano o Facebook diminui drasticamente o alcance orgânico dela. Isto é, o número de pessoas que vê as suas postagens sem que seja necessário pagar para isso.

O quartel-general da sua música na internet deve ser o seu blog ou uma plataforma focada em conteúdo, e de preferencia a SEU conteúdo. Exemplos disso são o YouTube e o MusicaColaborativa, onde você pode criar a sua própria Fan Page assim como de sua banda, carregar e administrar suas músicas e mais.

Use as redes sociais com o intuito de levar gente para esses canais.

Utilizando um jargão do marketing digital, podemos dizer que elas estão na fase de atração da jornada dos seus fãs.

Ah, e isso vale também para os vídeos: em vez de subi-los na própria plataforma do Facebook, dê preferência para links do YouTube.

Pode até ser que o engajamento seja menor — o Facebook tende a dar mais valor para os vídeos que são subidos diretamente nele — mas o YouTube faz algo que a rede social de Mark Zuckerberg ainda não oferece: paga por views da sua página.

 

 

O email é o canal que une música e marketing

As pessoas se esquecem do email. E não é só na hora de divulgar não. Muita gente não utiliza esse canal nem mesmo para se comunicar no dia a dia.

Ao contrário do que muitos músicos pensam, nenhuma rede social chega perto da abrangência do email quando o assunto é marketing e música.

Sim, isso mesmo. Nenhuma plataforma, e isso não deve mudar tão cedo.

No mundo todo, o email é o canal de marketing com mais usuários ativos e com mais possibilidades de segmentação de público. Além disso, tem o essencial: a comunicação por email é muito pessoal.

Cada email é recebido como uma mensagem direta, de uma pessoa para outra.

Isso é o que gera mais gera resultados no marketing em geral ou na união entre música e marketing. Ficam aqui as dicas para as suas pesquisas: o software MailChimp pode ajudar muito seus próximos passos musicais.

Ele é todo em inglês, logo, pode ser que dê trabalho aprender. Mas saiba que vale a pena. E, de hoje em diante, coloque o email no centro das suas estratégias de música e marketing.

 

 

Planeje o que vai fazer

Deixa ver se a gente adivinha: toda vez que pinta um show ou uma aparição no rádio e na televisão, você corre pra divulgar.

Nada de mal com isso, mas está faltando uma coisa: planejamento. Afinal, nem todo dia tem show, e você vai precisa manter os seus canais de marketing funcionando.

Crie uma planilha e planeje o seu conteúdo. Depois, programe postagens nas redes sociais e emails em datas estratégicas.

Claro que as coisas podem mudar se alguns eventos forem marcados, mas ter tudo planejado melhora a qualidade do seu marketing — já que ele passa a ter objetivos definidos — e cansa menos.

 

Seja criativo

Essa dica aqui chega a ser óbvia. Mas muito músico ainda é criativo nas composições e arranjos e conservador na hora de divulgá-los na internet.

Use os temas do momento como motes para fazer marketing, use uma linguagem próxima da forma como os seus fãs falam e, principalmente, experimente!

No fundo, todo profissional de marketing sabe que não há certo e errado. O que existe é ter boas ideias, colocar em prática, ver os resultados e fazer ajustes para uma próxima vez.

Há algumas regras para juntar música e marketing, mas todo músico sabe que regra que é regra está aí para ser quebrada.

Neste texto falamos de redes sociais, email, planejamento de conteúdo, vídeos e planejamento. Pode ter parecido muita coisa pra você.

Algumas ferramentas podem ajudar muito a dinamizar esse trabalho e ganhar tempo. Veja o nosso artigo do MusicaColaborativa sobre esse assunto!

 

 

 

 

© Copyright 2017 – MusicaColaborativa

Música e marketing: divulgue sua carreira online
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: