música independente

 

Search Engine Optimization. Boa parte das pessoas que produzem música independente hoje não têm a menor ideia do que isso significa.

Acontece que o SEO está diretamente ligado à divulgação do seu trabalho musical, principalmente se você precisa posicioná-lo nas buscas do Google ou YouTube.

Se nunca ouviu falar disso, não tem problema.

Vamos te explicar o que é, para que serve e como aplicar os aspectos básicos de SEO nos seus vídeos. Se souber como fazer isso, vai aumentar expressivamente as visualizações dos seus vídeos no YouTube.

Acompanhe:

 

 

O que é e para que serve o SEO

Como já mencionamos, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca. E um motor de busca é qualquer lugar na internet onde você digita um termo para encontrar alguma coisa.

O maior deles, você já deve intuir: é o Google. Mas há outros, como o Bing e o Yahoo.

O que quase ninguém sabe é que o segundo maior buscador da internet não é concorrente do Google, mas sim uma das plataformas dessa empresa.

As pessoas fazem milhões de buscas diárias no YouTube, muitas delas procurando a nova música independente — procurando gente como você — para escutar.

Ou seja, SEO são práticas que permitem que o seu vídeo chegue até as pessoas que estão em busca de conteúdo como o que você produz.

Imagine o quanto isso é importante numa mídia social com o YouTube, que remunera seus usuários por visualizações. Se dominar algumas técnicas de SEO, você não apenas aumenta os seus views, como pode começar a gerar alguma receita com as suas músicas.

 

Práticas de SEO para a música independente

Vamos às etapas básicas do SEO. Antes de entrarmos no mérito dessa questão, no entanto, é necessário que você tenha uma coisa em mente.

O Google e o YouTube utilizam algoritmos para fazer buscas.

Logo, se alguém digita, por exemplo, “rock alternativo”, milhões de informações são processadas e a plataforma retorna essa busca com os vídeos que ela considera as melhores opções para você.

Quanto mais o tempo passa, melhores esses “robôs” do YouTube compreendem o que você quer quando digita algo.

Veja na prática como utilizar esse conhecimento a seu favor:

 

#1. Use palavras-chave

Palavras-chave nada mais são do que os termos que as pessoas buscam no YouTube. Existem milhões de opções como o “rock alternativo” do nosso exemplo acima.

O erro número um dos novatos em SEO é achar que essas palavras-chave são suposições.

Existem softwares como o SEMRush e o Google Keyword Planner — ferramenta gratuita do próprio Google — que te ajudam nessas buscas. Pode ser que você demore um tempinho para aprender como elas funcionam, mas acredite: vale a pena cada segundo.

Mantendo o nosso exemplo, vamos supor que o seu estilo seja rock alternativo. Logo, essa é uma potencial palavra-chave para os seus vídeos. Se você digitar o termo numa das duas ferramentas que sugerimos e elas confirmaram, pronto. Você tem uma palavra-chave válida.

E mais uma coisa: dê preferência para as long tail keywords, que são palavras-chave maiores e mais específicas. Literalmente, o termo quer dizer palavras-chave de cauda longa.

Quanto maior a palavra-chave, mais qualificadas são as pessoas que o seu vídeo vai atingir. Concorda que para o músico independente é melhor ter um público menor se isso significar que ele é mas fiel?

Então pode ser que você prefira, por exemplo, usar “rock alternativo paulista” em vez de apenas “rock alternativo”, por exemplo.

 

#2. Use a palavra-chave nos lugares certos

Utilize a palavra-chave no título, na descrição e nas tags dos seus vídeos. Isso ajuda o YouTube (e também quem for assistir os seus vídeos) a entender do que se trata mais facilmente.

E esteja atento a alguns detalhes. Por exemplo, muita gente de fora do Brasil poderia gostar da sua música, logo, verifique se não é o caso de utilizar também a palavra-chave “alternative rock”.

 

#3. Não crie distrações

Existe um recurso chamado “anotações” no YouTube. Ele é ótimo para manter um fã no seu canal, já que você pode adicionar notas com informações nos vídeos. Por exemplo, você pode chamar um usuário para ouvir uma segunda música enquanto ele ainda está na primeira.

Mas há um porém: as pessoas não devem abandonar os seus vídeos ainda no início.

Se isso acontecer, o YouTube vai entender que eles não gostaram do vídeo, e vai posicioná-lo pior no resultado das buscas. Evite colocar anotações no início das exibições.

 

#4. Entenda o comportamento dos seus fãs

Há quem diga que vídeos mais longos têm melhor posicionamento nas buscas do YouTube. Afirmar isso com tanta certeza pode ser perigoso.

A lógica é de que vídeos maiores seriam mais completos e melhores, mas nós sabemos que isso não é verdade sempre. O maior critério da plataforma para interpretar isso é como os seus fãs reagem.

De novo, se eles assistem o seu conteúdo inteiro e continuam no seu canal, significa que gostaram. E o YouTube vai entender isso.

 

Ou seja, leia e se informe a respeito de SEO para YouTube, mas, principalmente, faça testes! Eles vão te ajudar a entender a mente dos seus fãs e adaptar o seu conteúdo para criar uma ótima experiência para eles.

Se conseguir entender isso, você vai estar a um passo de transformar a sua música independente em algo comercializável e realizar o seu sonho de viver de música.

E por falar em viver da sua arte, confira o nosso artigo como outras dicas para ganhar dinheiro com música!

 

 

© Copyright 2017 – MusicaColaborativa

Música independente: como o SEO te ajuda no YouTube
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin