compondo uma musica

 

No artigo “Como criar uma musica passo a passo”, comentamos sobre a importância do baixo e da bateria a serem considerados quando estamos compondo uma musica e que seja utilizada como base da canção.

Compondo uma musica com o baixo: instrumento para sua composição

O baixo é um instrumento interessante, sendo responsável por criar comunhão entre a seção rítmica e a seção harmônica e melódica. Geralmente é um instrumento que passa despercebido ao momento de aplicar tempo compondo uma musica. 

Ele pode fazer com que uma composição passe à um nível mais sofisticado, assim como uma batida básica simples se transformar em hit de dança. Podemos construir uma base rítmica melódica com muito impacto, se dedicarmos o tempo necessário ao momento de compor sem ter que ser um excelente baixista.

O que propomos nesse artigo é construir uma série de linhas do baixo com elementos simples, para testar em seu Home studio.

Segundo Bootsy Collins (Baixista de Parliament & Funkadelic), uma lenda do baixo elétrico que disse:

 ¨ Se você tocar no primeiro tempo uma nota longa e no segundo compasso não tocar ou realizar uma resposta para a primeira nota, você já está construindo o melhor groove. ¨ e aqui está um exemplo:

Composiçao baixo 1

Este é o início para começar a fazer suas próprias linhas do baixo. É um conceito bem simples que você pode utilizar em vários estilos. Está dividido em pergunta (primeiro pentagrama) e resposta (segundo pentagrama). Isto significa que você inicia com um motivo melódico (nesse caso) e o segundo compasso como uma resposta ao primeiro.

Podemos também inverter a pergunta com a resposta e vice-versa e iremos obter outros padrões que nos servirão. Lembre-se que a música é matemática, e você pode mudar as peças como quiser. O ouvido é sábio, ele vai te guiar.

Composiçao baixo 2

O fator mais importante para entender quando estamos compondo uma musica é que qualquer motivo melódico simples pode ser utilizado como linha do baixo. Ao fazer uma sequência e repetir a mesma, se constrói um groove.

Mesmo nome, diferente som

É também primordial saber os diferentes tipos de baixo que podemos utilizar:

Baixo Elétrico: Disponível em 4, 5, 6 cordas. Eles são semelhantes em construção à uma guitarra elétrica com a variante que é maior e as cordas são diferentes. É o mais utilizado geralmente por vários estilos.

Baixo Synth: É amplamente utilizado na musica eletrônica e na musica disco. Pode ser feito com diferentes tipos de sintetizadores e variam seu som com vários efeitos.

Contrabaixo: É como o Violoncelo (também considerado um baixo), maior em seu tamanho, é tocado com um arco ou com os dedos. É um instrumento majestoso e que mais se assemelha ao alcance da voz humana. Amplamente utilizado no Jazz, também na música clássica, música latina, etc

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

Compondo uma musica com baixo
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como:        

2 ideias sobre “Compondo uma musica com baixo

  • 24 de janeiro de 2017 em 11:28
    Permalink

    Show.

  • 30 de janeiro de 2017 em 17:17
    Permalink

    muito bom o seu artigo

Os comentários estão desativados.