carreira musical

Viver de sua musica não é impossível. Se você realmente quer impulsionar sua carreira musical, considere que…

Existem muitas maneiras para se certificar de ter uma carreira musical ascendente fazendo sua musica autoral. No entanto, existem algumas armadilhas no caminho que convém evitar. Te mostramos alguns conselhos que podem te orientar no caminho.

Tudo é uma questão de atitude: O seu entorno reconhece rapidamente as más atitudes. E pelo entorno me refiro ao seu público, sua família, seus amigos, seus companheiros de banda. Coloque seu foco no cultivo das boas maneiras e hábitos. Seja pontual nos concertos, não falte aos ensaios, tenha relações de cordialidade com teu público online e off-line.

Não delegar a outros a gestão da sua carreira: Hoje é difícil conseguir um contrato de representação com uma gravadora. É raro ver este tipo de acordo com quem não tem um público desenvolvido. Mesmo que tenha, pode acontecer que a empresa não tenha a sua banda em sua lista de prioridades. Procure desenvolver a sua audiência de forma artesanal, passo a passo, investindo e reinvestindo todos os dias. Afinal, se você não fizer isso, porque outro o faria?

Verifique a disponibilidade de nomes para a sua banda: Você deve receber o mesmo tratamento que uma marca. Pesquise e investigue exaustivamente para garantir que o nome que você escolheu está disponível. Use ferramentas on-line (Google, redes sociais como MySpace, MusicaColaborativa). Em seguida, proceda ao registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Se você não fizer e utilizar um nome repetido, vai gerar confusão com seu público, maior dificuldade no posicionamento /crescimento da marca e, no pior caso, uma ação judicial.

Ter uma presença online ativa: É impossível estar em toda parte, mas, pelo menos, vale a pena tentar. Isso envolve não só publicar as vezes, conteúdo no Facebook e Youtube. Faça com frequência. Tente ter contato ativo com os seus fãs. Estude o seu público e suas preferências. Se você decidir desenvolver o seu próprio projeto web, informe-se sobre todos os aspectos relacionados e técnicas relativas ao posicionamento nos buscadores. MusicaColaborativa te oferece a possibilidade de criar sua fan page individual e de banda gratuitamente.

3-fan-page

Fan Page individual MusicaColaborativa

Esteja e mostre-se disponível: Os tempos das estrelas do rock intocáveis e distanciadas de seu público se terminaram. Visa melhorar as interações com seus fãs e outros colegas online e offline.

Boné, bandeira e faixa: Se você vai tratar o nome como uma marca, um aspecto essencial da promoção e ingressos é o merchandising. Desenvolva uma gama de produtos próximas aos seus fãs e que sejam vendáveis. Disponibiliza esses produtos on-line e canais off-line. Você pode colocar um stand em uma área iluminada dos lugares que você vai tocar ou usar portais de venda de produtos online.

Toque onde está o seu público: Significa que você deve ter predisposição para viajar e sair de sua zona normal de atuação.

Evite os vícios: Lamentavelmente está muito associado ao ambiente musical, ao uso (e abuso?) de álcool e drogas. É claro que as decisões sobre a utilização de tais substâncias são individuais e próprias de cada pessoa. No entanto, está evidenciado que, sob seus efeitos, você sai de seu eixo e de sua missão principal, desviando-se por caminhos que conduzem a lugares não desejados. Alguns efeitos podem ser ausências inexplicáveis, irritabilidade em caso mais leve e problemas com a Lei, também a violência e morte no pior dos casos.

Por outro lado, está demonstrado que gravar sua musica sob a influência do álcool ou drogas, requer o dobro do tempo e os resultados não são tão bons. 

Seja obsessivo com a qualidade aos olhos de seu público: Todos queremos ganhar cada vez mais em liberdade criativa. Mais liberdade implica um nível mais elevado de responsabilidade e envolvimento. Se o nome é a nossa marca, sua musica é o produto. E ninguém compra um produto que não precisa, deseja o que não tem suficiente nível de qualidade. Fique atento ao impacto que sua música exerce no seu público. Se a sua audiência não for grande o suficiente, você deve pensar em fazer alterações (de gêneros, de banda, etc.)

Alinhamento de valores e interesses: Todos os membros da banda devem compartilhar o ponto de vista de chegada, quanto tempo (aproximadamente) e como fazer. Todos também devem se engajar no trabalho duro para alcançar este objetivo. Pensa que uma banda é como uma família, mas com a diferença de que você pode escolher os membros. Procure trabalhar em conjunto para maximizar suas chances, combinando seus talentos.

Estar na música exclusivamente pelo dinheiro: A realidade deste negócio é que ele é muito competitivo e apenas poucos artistas são ricos. Na maioria das vezes, uma carreira significa ter dinheiro para viver em dia e não para grandes luxos.

Isto significa que se você não está motivado pela paixão de criar sua musica, tocar e divulgar a sua arte, você deve novamente pensar em teus caminhos ao objetivo.

Honestidade on-line: De nada serve pagar para inflar os seguidores de Twitter, Facebook, visitas ao YouTube, porque as gravadoras estão muito familiarizadas com esta operação.

Talvez, inicialmente, seja conveniente você ter uma combinação adequada entre o tráfego inorgânico ao desenvolver o orgânico, mas não abuse deste recurso para evitar o desperdício de recursos valiosos. Pense que se você não tem fãs reais, não tem uma banda real.

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

12 dicas para viver de sua musica
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin