Ouvir uma boa música, e se deliciar com sua letra e ritmo, chega a ser mágico de tão bom. Mas, fazer uma composição, é uma tarefa que requer, além de inspiração, atenção a certos detalhes. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como compor músicas facilmente. Para você, que deseja colocar toda sua criatividade para fora.

como compor músicas facilmente

Inspiração musical, como compor músicas facilmente

O primeiro passo para qualquer composição de uma música é ter inspiração. Sem ela, nenhuma música teria surgido para encantar os nossos ouvidos. Buscar por inspiração musical, é uma forma de alimentar a inspiração mental, que por sua vez, pode surgir através das emoções, natureza, relações, experiência vividas, outras pessoas.

Ouvindo outras músicas, prestando atenção aos seus acordes e letras, é possível ter inspiração necessária para a criação. Examinar o estilo das músicas dos artistas preferidos, a tonalidade usada, como os instrumentos estão trabalhando juntos. Tudo isso pode implementar ideias incríveis para suas músicas.

Anote suas ideias

Criar uma música nem sempre é um processo em que as letras se juntam, e se formam na hora que pegamos no papel, e no lápis. Muitas vezes é preciso parar, e pensar, buscar as palavras certas para que a letra fique boa, original, e apresente qualidade.

Por isso, escrever as ideias que surgem para utilizá-las numa composição, pode ser de grande valia. Em algumas situações, o compositor já está com uma letra bem elaborada, e trabalhada, mas sente que falta algo para impactar.

Este algo que está faltando pode ser encontrado nessas ideias que foram anotadas, e até esquecidas.

Exercício importante – palavra dita

O exercício da palavra dita, é uma ótima forma de como compor músicas facilmente. Neste exercício, o ritmo e a melodia são esquecidos, para que a atenção seja voltada somente aos trechos da letra.

Desta forma, é possível identificar algum trecho que pareça ser forçado, que passa a impressão que as palavras estão erradas, por um motivo que não se conhece.

Ele deve ser repetido várias vezes, e quando não se está distraído, pensando em algo que não tem nada a ver com a música. É neste momento que as boas ideias surgem, pois não se está focando na escrita.

Exercício da melodia cantada

Na palavra dita, dissemos que a melodia e o ritmo deviam ser esquecidos para se concentrar somente na letra, e possíveis erros de entoação que ela apresente. Já no exercício melodia cantada, a letra deve ser esquecida, e a melodia deve ser avaliada com atenção.

Entoar a melodia sem o uso das letras, instrumentos, ou outro acompanhamento ajuda, e muito, a perceber se ela está sendo utilizada corretamente para aquela música. Neste caso, você deve murmurar ou usar sílabas que não formam palavras. Isso vai lhe ajudar a encontrar lugares onde a melodia é passível de melhora.

Assim como no primeiro exercício, é preciso repetir várias vezes, principalmente quando se está distraído. Aos poucos você vai perceber que novas notas estão sendo cantadas, e que elas são interessantes, bem como frases que ainda não tinham sido descobertas.

Se afaste do instrumento

Num primeiro momento pode até parecer estranho dizer para se afastar do instrumento. Mas acredite, essa é uma forma eficaz de como compor músicas facilmente. Pare e pense um pouco. Quando você inicia o aprendizado em algum instrumento, já começa a cantar e tocar, tudo ao mesmo tempo, e tem a sensação que isso é difícil, não é verdade?

Mas conforme o tempo vai passando, você vai dominando certos padrões que ajudam até que sua memória seja capaz de decorar tudo. Após passar certo tempo, você já conseguiu aprender um repertório muito bom de melodias, e também de progressões que lhe ajudam a sacar ideias boas quando vai escrever uma música.

Isso parece ótimo não é mesmo? Mas há um problema invisível aqui. Como tudo fica mais fácil quando for compor uma música, você corre o risco de cair naquelas estruturas que já são tão familiares, ao invés de explorar novas ideias que sejam até mais animadas.

Com isso, você acaba criando uma canção que é parecida, de certa forma, com as outras que já existem.

É por isso que anteriormente falamos que uma forma de como compor músicas facilmente é se afastando do instrumento. Pois é desta forma que ela vai se mostrar a você, como se estivesse pedindo para existir. Essa é a melhor ferramenta, e também a mais potente que pode ser utilizada na hora da escrita da música.

Resumindo

Saber como compor músicas facilmente requer atenção e dedicação. Buscar inspiração, analisar a letra que está sendo criada, bem como sua melodia. Esses são passos fundamentais para que a mesma tenha um ótimo conteúdo, e ritmo.

Além do mais, se afastar um pouco dos instrumentos enquanto se está compondo, ajuda a sair do padrão já existente. Dá margem ao surgimento de composições originais.

Deixe seu comentário, dê sua opinião clicando aqui. Queremos saber o que você achou deste conteúdo. Em suas redes sociais, você também pode compartilhar nossa página com seus amigos.

 © Copyright 2017 – MusicaColaborativa 

5 Dicas de como compor músicas facilmente
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: