Ouvir música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas (Bono – U2)

A música é um poderoso agente de mudanças, no sentido de que se conseguimos mudar a cabeça das pessoas e suas percepções, todo muda.

O mais importante progresso na investigação científica da música, foi a descoberta de que a música é percebida através daquela parte do cérebro que recebe o estímulo das emoções, sensações e sentimentos, sem passar primeiro aos centros do cérebro que envolvem a razão e a inteligência.

Ouvir música, tocar e compor causa efeitos muito curiosos em nossos cérebros. Essas atividades chegam a influenciar, inclusive, hábitos de consumo e a forma como percebemos o passar do tempo.

Escutar o que você realmente curte, faz o tempo passar de maneira diferente à sua rotina se estivesse desconectado musicalmente. 

música pode mudar o mundo

 

Percepções musicais

Sabia que foi comprovado que alguns sons podem causar medo ao ser humano?.

Existem certos sons que os seres humanos sempre irão associar ao perigo. A indústria cinematográfica sabe muito bem aproveitar com as trilhas sonoras de cenas de suspense e terror.

Se você quiser ter um melhor desempenho físico, a música pode te ajudar porque ela te distrai e você não vai se preocupar tanto com as dores que sente nas pernas ou quantos quilômetros ainda precisa correr. 

Ela também serve como analgésico, pois de acordo a dados científicos, quem ouve música após uma cirurgia sente menos dores. E como ficam as bebidas?. Os estudos comprovam que a música alterna a percepção humana das bebidas. Isso leva a que os clientes consumam mais do que o normal. Músicas agitadas com batidas fortes fazem com que as pessoas consumam mais álcool em bares e boates. Já a música ambiente também altera o sabor do vinho. Dependendo da canção que está tocando, a bebida pode parecer mais refrescante ou doce do que o normal.

Estudar música faz com que seja mais fácil reconhecer variações sutis de emoções em outras pessoas. Em um ambiente com muito barulho, o estudante de música consegue filtrar melhor os ruídos e se concentrar na conversa de que está participando. Pode ajudar também a se tornar um profissional com uma ótima capacidade de comunicação.

Não é demais afirmar que o ato de ouvir e de fazer música envolve praticamente todas as funções cognitivas. Nossa percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas estarão trabalhando em equipe, fazendo com que seja a musica colaborativa em nossa vida. Faça click aquí para ouvir nova musica de artistas independentes; 

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

Porque ouvir música pode mudar o mundo
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: