registrar musica

Registrar musica e sua evolução

Todos os compositores autorais deveriam conhecer mais sobre seus direitos e saber como registrar musica. Os artistas que se dedicam a realizar música dentro das incontáveis variantes são profissionais com sensibilidade diferenciada cujo ápice se atinge quando esse profissional consegue criar uma obra musical em sintonia com ele mesmo e com o entorno, gerando o refluxo e retorno da aceitação positiva dos demais com sua obra.

Desde a antiguidade, os músicos criavam suas obras e buscavam sobreviver das mesmas conforme a aceitação do público. Muitas vezes alguns possuíam ajuda de um mecenas (pessoa que auxiliava financeiramente o artista para que tivesse seu tempo focado na criação artística e não na preocupação com a subsistência diária). Não se pode dizer que na antiguidade havia direitos do autor, pois o conteúdo de suas obras não tinha status de propriedade e tampouco exclusividade para sua exploração. Havia plágio de sua obra e os plagiadores apenas sofriam o repúdio da maioria do público, sem outra consequência. Repúdio moral e não judicial, ficando o artista sempre propenso à cópia de suas obras.

Com o passar dos anos, o avanço na educação, nos direitos do cidadão, na evolução do âmbito judiciário, tornou-se viável e imprescindível a recente disciplina jurídica para o termo Direito Autoral.

Embora a criação artística seja tão antiga quanto a civilização e o ser humano sempre haver exercido seu poder criativo, somente nos séculos mais recentes se passou a tutelar juridicamente os direitos dos autores.

Registrar musica para que?

Os artistas devem assegurar que suas criações tenham uma proteção justa e suas musicas registradas. Que haja lucro sobre sua obra, que haja punição para com a violação que diminuem um trabalho árduo e detalhado.

Vivemos um período onde é comum a cópia de músicas e a pirataria, a divulgação é cada vez mais rápida. O artista, na maioria das vezes, tem seu trabalho perdido no anonimato devido a essa rapidez e, consequentemente, sem o devido cuidado.

O direito autoral está regulamentado por Lei no Brasil e tem como centro o autor, protegem sua criação, suas derivações, e permitem que haja uma exploração saudável economicamente e moralmente das obras.

Sem música a vida seria um erro. Música é arte, é harmonia e ritmo. É o compasso das energias invisíveis que nos rodeiam. É um imã, é uma paixão, é nosso transporte direto para a sintonia perfeita com nosso cérebro. É motivação, é sentimento variável, é uma linguagem universal.

Há um tempo atrás, falamos como você pode registrar direitos autorais em diferentes alternativas. Reveja o artigo e proteja a sua musica agora!!!

Seguiremos no próximo artigo explicando como você pode proteger sua criação, e aprofundando em como registrar uma música. Saiba a diferença entre registrar copyright e registrar creative commons através de Musicacolaborativa.com; colaboração música online, para te ajudar em suas metas musicais. 

Sigam-nos nas nossas redes sociais e compartilhem!

© Copyright 2017 – MusicaColaborativa

Conheça tudo sobre registrar musica
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como: