Nunca montei um Home Music Studio porque gravação com o computador causa problemas e não funciona bem…

Essa é uma das razões que desencoraja a se aventurar na experiência home music studio.

Home studio

Se você quer gravar audio desde sua casa, montar seu Home Music Studio mas é daqueles que enfrenta obstáculos intermináveis para realizar algo em seu computador e persiste atrás de uma solução, então você precisa ler este artigo. MusicaColaborativa criou para você essa guia com os problemas comuns para quem está iniciando e está desanimado com o próprio progresso. Se analisarmos os erros comuns e ações típicas que não permitem o funcionamento, entenderemos que não é tão complicado. Alguns desses erros comuns:

‘Tenho um computador multiuso, com placa de áudio / multimídia e estou tentando gravar com ele’: 

Bem, esse tipo de placa básica não está preparada para a gravação multipista, ou para apoiar um software musical específico. Normalmente geram problemas de latência e o resultado é quase sempre uma tentativa fracassada.

‘Comprei uma pequena interface e um software, mais não soa, nem grava’: 

É importante que você leia atentamente como deve fazer a conexão de tudo. A configuração básica é bem simples. A interface geralmente é conectada através de um simples USB com seus drivers devidamente atualizados. Na interface se conecta o MIDI e o áudio. Se seguirem os problemas, entre em fóruns específicos e compartilhe suas dúvidas.

‘Fiz poucas experiências com o computador’:

Se você está começando, saiba que se pode fazer muito com o seu computador. Comece com programas básicos, assim poderá conhecer pouco a pouco as ferramentas. Não faça como alguns usuários que ainda tem em mente o desenvolvimento MIDI de uma década atrás ou que usam programas antigos e obsoletos. Leia e se atualize, sempre há novidades e fatos importantes.

‘Os bafles do computador soam mal’:

Você precisa ter a certeza de que tudo está conectado corretamente. O ideal é que desde sua nova interface envie à saída de áudio para monitores (de estúdio) auto amplificados. Há uma infinidade de marcas, qualidades e preços: Behringer, M-Audio, Roland, Yamaha, Digidesign, Tapco, Mackie, JBL, Genelec, PMC.

‘O software não funciona bem ou é confuso, está em Inglês’: 

Se você baixou um software pirata, uma versão hackeada que está enlouquecendo seu sistema, provavelmente esse é o problema. Você pode solucionar usando a plataforma de MusicaColaborativa ou capturar som com outro software de sua escolha e, em seguida, importá-lo para MusicaColaborativa. Pode aproveitar os recursos que oferece a plataforma e se conectar com outros colegas para que te digam que configuração estão usando.

‘As gravações com microfone me parecem de péssima qualidade’: 

Em muitos casos, estamos acostumados a ouvir de outros, gravações de acústica guitarras, vozes, etc. Você tem que ter duas considerações:
A primeira: o que você ouve em um disco está misturado, equalizado, filtrado e devidamente processado. Você não escuta um som natural e sim elaborado. Tais gravações requerem esse processo para obter resultados. Equalização, compressão, retoques de dinâmicas, etc.
A segunda: Para trabalhar em seu Home Music Studio, você precisa de um computador dinâmico com boa captação de sinal. Aprenda a lidar bem com tudo passo a passo. Tenha o mínimo de material necessário. Por isso, é recomendável que a sua nova interface disponha de entradas XLR balanceadas para conexão de micros de condensador, que ela tenha alimentação fantasma (corrente de 9 V), e também um pequeno pré-amplificador para graduar a intensidade do sinal. Assim você poderá subir ou baixar o nível do sinal de entrada e adequar para um ótimo nível. Quanto melhor seja o micro, mais natural será o som.

‘Fiz todos esses passos e mesmo tendo bem conectado a interface, o software, o meu computador fica bloqueado, se congela, demora muito’.

Você deve verificar se todos os drivers estão atualizados, se a sua interface e seu software são compatíveis. Por exemplo, o software Pro Tools só funciona com hardware Digidesign. Logic só funciona em Mac e CUBASE ou produtos de Steinberg só funcionam sob as especificações ASIO. Embora a maioria dos produtos estão estandardizados, averigue que não existem problemas de compatibilidade. Se tudo foi comprovado e ainda tem problemas, realize uma análise do computador e seu desempenho. Você precisa ter um processador atual e veloz e a RAM mínima requerida.

Não desanime e siga as sugestões oferecidas. Aprenda e melhore no dia a dia. Fique preparado para saber mais, colabore com MusicaColaborativa repassando nossos conselhos.

Mãos à obra.

© Copyright 2016 – MusicaColaborativa

Home Music Studio: Dúvidas para iniciantes
Facebooktwittergoogle_pluslinkedin
Classificado como:    

2 ideias sobre “Home Music Studio: Dúvidas para iniciantes

Os comentários estão desativados.